acompanhe o blog
nas redes sociais

25.12.19

Destinos Divididos, Vol. 2 - Crave a Marca [Veronica Roth]

Crave a Marca
Cortesia da Editora Rocco

Dar continuidade a essa duologia foi muito difícil para mim. Sou daquelas pessoas que esquece a curto prazo o que leu de uma série, ainda mais se a continuação do livro demora a ser publicada, esse então... tive que pesquisar um resumo na internet e mesmo assim não foi suficiente, então acabei lendo alguns capítulos finais do primeiro livro para me acostumar a leitura novamente.

Destinos Divididos
Título: Destinos Divididos
Autor: Veronica Roth
Tradutor: Petê Rissatti
Duologia: Crave a Marca
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Distopia
Páginas: 396
Edição:
Ano: 2019
Onde comprar: Amazon

SPOILERS

O livro começa exatamente onde termina o primeiro livro, então acompanhamos Cyra e Akos em sua fuga. Eles estão procurando um lugar para se sentirem seguros em meio às tensões que abalam os povos thuvesistas e shotet, que brigam por o mesmo planeta.

O que acontece é que as vidas de Cyra e Akos estão conectadas. As Fortunas são responsáveis por traçar toda a linha de vida dos que nascem na Assembleia. Elas determinam o destino de cada um. O destino de Akos não é tão legal assim. O garoto deve morrer nas mãos da família de Cyra. Não apenas isso, é importante salientar que as pessoas possuem poderes recebidos d'A Corrente. Sabendo disso...

“A fortuna não me favorece - disse ele com suavidade, tanta que eu quase não entendi o que ele quis dizer. Sua fortuna - a terceira criança da família Kereseth morrerá a serviço da família Noavek - era trair seu povo em prol da minha família, servindo-nos e morrer. Como alguém poderia ver isso como algo além do sofrimento?”

Dentro da nave de fuga, encontramos também Teka, Sifa, Jorek, Cisi, Eijehr e Isae. Estão pensando sobre seus próximos passos diante todos os recentes ocorridos. É então que tomam a decisão de se separarem, então Isae e Cisi vão para a Assembleia, enquanto os demais vão para um planeta chamado Ogra.

Ogra é um planeta bem curioso, eu diria, interessante até. Coberto pela escuridão, um planeta todo escuro, quase não possui luz. Nele vivem os refugiados da guerra travada por Noavek. Em meio ao caos, tentam unir forças para acabar com Lazmet, mesmo significando acabar com a vida do pai de Cyra.

FIM SPOILERS

Comparando ao primeiro volume, este é MUITO melhor em vários quesitos. Ação, aventura, personagens mais ativos, universo mais expandido, cultura explorada e galáxia apresentada de uma forma única.

“A revelação do oráculo era como um pedaço de papel amassado que simplesmente não parava de se desdobrar. Primeiro mostrou para ele o que ele não era mais. Depois mostrou o que ele era.”

A narrativa da autora é incrível, a gente consegue sentir presente na leitura a mulher que escreveu a série Divergente, isso é fato. A forma como conduziu a estória, nos apresentando minuciosamente detalhes que façam conexões maiores com todo o enredo, é digno de aplausos!

Não sei se vocês notaram, mais sim, a série teve inspiração em STAR WARS, é óbvio. Mas aqui ela nos apresentou algo inédito. Sem falar em plots sensacionais.

A parte política da trama foi muito mais explorada. Questões sobre os oráculos, fortunas, e de como se deve agir perante as leis deste universo, foram bem indagadas, questionadas e colocadas em pauta, transformando a leitura mais densa e rica em conteúdo.

Os personagens são o ponto chave do enredo. São protagonistas que acabam tendo um amadurecimento anos luz do primeiro livro. Suas atitudes frente a problemas são mais aceitáveis, e o leitor compreende todo a tensão que existe. Isso se torna mais enriquecedor quando se trata de uma estória juvenil, ao qual muitas vezes são tramas clichês e finais previsíveis.

“Há um tipo especial de visão que vem com o fato de não conhecer alguém pela vida toda.”

A conclusão dessa duologia foi linda, é o que posso dizer. O fato ocorrido lá pro meio do livro me deixou de queixo caído. Simplesmente levei um tapão na cara, e tudo o que eu estava pensando, caiu por terra.

É uma leitura extremamente prazerosa. Você com certeza irá se apegar a cada personagem e torcer para que exista um novo capítulo.

Se você quiser conhecer um pouco sobre o livro anterior desta duologia, clique na capa para ler a resenha:


16 comentários em "Destinos Divididos, Vol. 2 - Crave a Marca [Veronica Roth]"

  1. Também sofro esse mesmo problema, Douglas! Esqueço alguns acontecimentos importantes ou confundo, caso seja uma série. Eu recorro a blogs literários e ao Skoob.
    Até me empolguei com Crave A Marca mas depois a empolgação passou.
    De qualquer forma, sempre é bom quando a história supera e se torna mais interessante.

    ResponderExcluir
  2. Acho essas capas belíssimas.
    Ainda não conheço a escrita da Roth, mas não sei se iniciaria por essa duologia.
    Apesar desse parecer ser bem construído, a premissa não me chama atenção.
    Fico feliz que ela tenha se superado nesse ao trazer uma história mais rica em detalhes e um tanto profunda nas questões abordadas.
    Esse final e o seu sentimento em relação a leitura despertaram minha curiosidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tive que dar aquela olhada na resenha do primeiro livro só para refrescar tudo na memória!!! E fiquei feliz demais lendo a resenha deste segundo livro e saber que sim, o segundo conseguiu de certo modo, até superar a leitura do primeiro livro.
    Até por aprofundar mais o lance da política e com isso, trazer personagens mais intensos e com isso, os plots também terem sido mais intensos!!!
    As capas dos dois livros são belíssimas e com certeza, quero demais ler ambos!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ainda bem que decidi esperar a continuação dessa duologia, ou então eu teria que reler o primeiro livro para conseguir entender esse segundo, gosto muito da escrita da Veronica, ela sempre consegue nos surpreender, e fico animada que essa conclusão conseguiu ser ainda melhor que o primeiro volume.

    ResponderExcluir
  5. Olá Douglas!
    Quando Crave a Marca foi lançado por aqui, eu fui correndo comprar, pois pela sinopse era algo muito diferente do primeiro contato literário que tive de Roth. Fico feliz em saber que a autora termina a história de forma coerente e sem deixar o leitor insatisfeito (geralmente isso é muito comum com duologias).
    O universo espacial criado por Veronica agrada qualquer leitor que adora uma fantasia grandiosa, sem contar que temos um romance bem construído e que não atrapalha a resolução política de outros aspectos da história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Douglas!
    Adquiri esse livro recentemente e mal posso esperar pra ler a duologia, estou com saudade da escrita de Roth e as reflexões políticas que suas histórias me fazem ter. É bom saber que esse volume fecha com chave de ouro a trama e que os personagens amadurecem no decorrer dele. Espero que o final não seja tão trágico como em Convergente, pois ainda não superei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Douglas!
    Também fico perdida quando as séries demoram a trazer suas continuações.
    Gosto muito de ficção e ver que a duologia terminou a contento é uma grande forma de ver que esse livro de continuação, foi bom e respondeu as expectativas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Douglas
    Prefiro ler séries depois de todos os livros lançados, por causa dessa longa espera.
    Mas não conheço a escrita da autora e tenho muita vontade de ler Divergente e agora essa duologia.
    Gosto que em dois livros a autora expandiu o universo e te surpreendeu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Em pensar que a Veronica Roth quebrou meu coração com o final da série Divergente, e embora essa duologia, tenha muitos elementos dos quais eu adoro em uma boa história, ainda não será dessa vez que eu me arriscarei novamente com a sua escrita, mas quem sabe daqui a alguns anos.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o primeiro livro, mas acho que vou gostar muito desse. Adoro livros que envolvem histórias de fantasia, principalmente quando envolvem distopia e ficção-científica. Toda essa coisa de poderes me deixa animada para ler. Creio que com certeza irei amar.

    ResponderExcluir
  11. Oi Douglas,
    Não sabia que tinha inspiração em Star Wars, não li ainda a duologia, mas é bom ver que nesse segundo há uma evolução em comparação ao primeiro, e que a conclusão valeu a pena.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Douglas!
    Também tenho essa dificuldade, ainda mais se levarmos em consideração a demora das publicações dos livros de uma série, por isso quando se trata de séries prefiro iniciar a leitura quando tenho todos os volumes ao alcance de minhas mãos...
    Em relação a Destinos Divididos, não me recordo no momento de ter me interessado em ler o primeiro livro da duologia Crave a Marca, e sinceramente não fiquei curiosa para acompanhar as aventuras de Cyra e Akos nesse segundo livro... por isso essa é uma duologia que eu dificilmente leria... Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não li ainda a duologia, apesar de ter o primeiro. A trama é interessante, me deixou bastante curiosa por ela. Tem uma premissa boa, espero ter a oportunidade de ler logo.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  14. Oi, Douglas!!
    Também sou uma daquelas pessoas que esquece um pouco rápido demais os acontecimentos de uma série de um livro para outro principalmente quando demora a sair a continuação da série. E com relação os livro não cheguei a ler essa duologia mas adoro o renego distópico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente eu ainda não li esse livro O que é bem curioso já que eu amo uma boa dystopia e eu espero me redimir com essa autora já que eu odiei o rumo que a trilogia divergente levou eu acho que é daí que sai a minha resistência em começar essa nova série dela

    ResponderExcluir
  16. Olá! ♡ Que bom que este livro encerrou a duologia com perfeição, já que para mim a Veronica Roth terminou bem mal Convergete, que na minha opinião foi uma péssima conclusão para uma trilogia que tinha começado tão bem.
    Acredito que vou gostar dessa duologia, já que gostei da premissa da mesma e gosto bastante da escrita tão rica em detalhes da autora.
    Tenho curiosidade em conhecer mais sobre o universo que a autora criou nessa duologia.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir