acompanhe o blog
nas redes sociais

17.11.20

Comunhão de Sangue - Série Crônicas Vampirescas [Anne Rice]

Anne Rice

Cortesia da Editora Rocco

Comunhão de Sangue é o décimo terceiro livro das chamadas Crônicas Vampirescas (ou décimo quinto, se você considerar as “novas crônicas” como integrante, e não como spin-offs), série iniciada em 1976 com o lançamento e a popularização do livro (e, posteriormente, do filme) Entrevista com Vampiro.

Série Crônicas Vampirescas
Título: Comunhão do sangue: Uma história do príncipe Lestat
Autor: Anne Rice
Tradutor: Waldéa Barcellos
Série: Crônicas Vampirescas
Editora: Rocco
Gênero: Ficção – Romance/Novela
Páginas: 224
Edição:
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon

Lestat de Lioncourt foi, há duzentos e cinquenta anos, um rapaz da baixa nobreza francesa que foi capturado, transformado em vampiro, e solto no mundo para, basicamente, aproveitar a morte (seja lá o que isso quisesse dizer). E foi exatamente isso que ele fez, e o fez com paixão, amor e, para parafraseá-lo, uma “imprudência suicida”

Não posso discorrer, exatamente, sobre todas as Crônicas Vampirescas para falar como se chegou ao cenário em que se passa o Comunhão de Sangue, mas, posso dizer que, aqui, Lestat está onde, de uma certa maneira, ele sempre procurou estar: propiciando um lugar seguro e amistoso onde os vampiros possam aproveitar a eternidade entre os seus com algum tipo de paz, e sempre com muito amor envolvido.

Nessa corte, hospedada no antigo castelo de seu pai em alguma área remota da França, todos os imortais são acolhidos, desde os mais antigos filhos da Rainha (no caso, a rainha Akasha, de Rainha dos Condenados), até os mais novos no Sangue. Claro, nem todos concordam com isso, mas, enquanto não há agressão, não há punição, e é basicamente sobre essas ameaças externas, e sobre como a corte se comportou diante desses agressores, que Lestat nos escreve.

“Estou vivo nesta terra há mais de duzentos e cinquenta anos e sou realmente imortal, tendo sobrevivido a inúmeras agressões à minha pessoa, bem como à minha própria imprudência suicida, só para me sair fortalecido disso tudo.”

Tentando pensar como uma pessoa que nunca leu os livros anteriores, é possível entender o Comunhão de Sangue? Diria que sim, uma vez que o autor (Anne Rice se pensarmos na escritora, e Lestat, se considerarmos a voz que fala no livro) é bem cuidadoso ao interagir com personagens das crônicas anteriores, nos dando uma explanação suave sobre quem o personagem é, e que importância aquele indivíduo possui na história.

Ao mesmo tempo, é bem complicado ter uma noção do quão carismático e chamativo é a personalidade do vampiro Lestat sem conhecer o Lestat dos livros anteriores. Sem conhecer o amor desvairado (às vezes ciumento), a ambição quase sem limites, e o jeito moleque de viver nesse jardim selvagem que é a Terra.

Sendo eu uma leitora apaixonada pela série, recomendo o livro.

Boa leitura e até a próxima.
Luíza Thereza | Blog Os Livros de Bela

Se você quiser conhecer um pouco sobre os livros anteriores desta série, clique nas capas para ler as resenhas:


20 comentários em "Comunhão de Sangue - Série Crônicas Vampirescas [Anne Rice]"

  1. quando vi entrevista com um vampiro fiquei maluca pela historia e fui procurar o livro.... essa escrita é incrivel

    ResponderExcluir
  2. Olá! Uau que uma série que começou lá em na década de 70 continua firme e forte até hoje, por enquanto, assisti apenas o filme, mas tenho bastante vontade de conferir os livros, ainda mais porque gosto muito de enredos com vampiros.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    De quando estou acompanhando esse blog descobrir várias séries longas que não sabia da existência. Me interessei muito por se tratar de vampiros que gosto muito.
    Tem a adaptação em forma de série que ainda não assisti também não conheço a escrita dessa autora.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiza!

    Eu sou doida pra ler algo da Anne Rice, porém nunca tive oportunidade. Mas meu Deus, que capa maravilhosa! A editora fez um excelente trabalho.
    Sobre o enredo, aparentemente Lestat é uma personagem bem carismática. Já assisti duas adaptações de livros da Anne, Entrevista com o Vampiro e A Rainha dos Condenados, mas faz tanto tempo, que seria muito bom ler os livros antes de rever os filmes.

    ResponderExcluir
  5. Luiza!
    Para mim essa é uma das melhores séries de vampro.
    Lestat é um vampirão perigoso e vem se aperfeiçoando depois de encontrar sua amada, tem se tornado mais carismático.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza! Caramba... queria ter a coragem pra enfrentar séries tão longas assim rs. Gosto mto de livros e filmes sobre vampiros, mas ainda não tive a chance de conhecer essa história. Bacana isso de ser possível compreender o livro sem ter lido os anteriores, mas se perde o desenvolvimento do personagem Lestat, né?

    ResponderExcluir
  7. Vampiros não povoam muito a minha estante....
    Mas não deixo de achar fascinante a história.

    ResponderExcluir
  8. Eu não abro mão de uma boa história de vampiros. E oh, Anne Rice é a rainha do gênero, sempre foi!
    Mesmo só tendo lido um livro da saga e olha que isso faz muito tempo, ainda sonho em ter mais livros da série.
    Não sei se leria esse, acho que preferia ficar na série clássica, a bem mais antiga e com sequências, mas mesmo assim, guardo a dica!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  9. aaaa, acompanhei a resenha dessa série em outro blog amigo, e adoro quando encontro outras, a gente acaba comparando e vendo opiniões diferentes ne?
    Eu adoro vampiros, sempre tento ler o máximo de livros que consigo HAHAHA
    Acho incrível séries grandes assim, eu amo acompanhar. Fiquei bem curiosa :)

    ResponderExcluir
  10. Uau, não sabia que esses livros eram tão famosos e nem que tinha o filme. Que legal! Mas 17 livros, minha nossa!! Acho interessantes histórias sobre vampiros, embora não lembre de ter pego algo para ler sem ser Crepúsculo (e eu nem terminei haha). Talvez um dia eu dê uma chance.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. que serie longa hein
    essa autora é bem conhecida por causa desse genero
    eu não curto esse tipo de leitura ,então deixo a dica passar

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luíza!
    A série Crônicas Vampirescas foi criada na década de 70?! Nossa, faz muito tempo, hein?! E o incrível é que faz sucesso até hoje...
    Eu assisti apenas os filmes Entrevista com Vampiro e A Rainha dos Condenados, e apesar de ter gostado confesso que nunca senti interesse em ler os livros, mas minha irmã é fã de Crônicas Vampirescas e do vampiro Lestat, vou indicar pra ela Comunhão de Sangue.
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Vampiros são os seres sobrenaturais que menos me chamam atenção, então sou bem desinformada quando se trata deles. Já ouvi falar sobre Entrevista com vampiros, mas não sabia nada sobre essa série. Chocada que é tão extensa.
    Apesar de ser possível entender esse livro sem ter lido os anteriores, acho que a leitura da série deve proporcionar uma experiência mais completa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Luiza!
    A cada resenha que leio de um livro da Anne Rice fico ainda mais curioso para conferir a escrita da autora, que com certeza contribuiu muito para o que se encontra de sobrenatural atualmente na literatura.
    Gostei de saber que podemos acompanhar as aventuras de Lestat neste volume sem ter lido toda a série, mas claro que os livros anteriores permitem que se tenha uma experiência mais ampla e aprofundada acerca desse universo tão original criado por Rice. As ambientações também chamam atenção, sendo que a descrição desse castelo deve ser incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá Luíza!
    É preciso coragem para se jogar nas Crônicas Vampirescas, e como boa adoradora de histórias desses seres imortais, eu estou tentando criá-la. Estou rindo aqui com a expressão "imprudência suicida" kkkk, mas pela fama do personagem acredito que seja bem isso mesmo. Que bom que o livro pode ser lido de forma independente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que Entrevista com o vampiro fazia parte de uma série e me interessei bastante em ir alem da resenha apresentada e pesquisar mais sobre os demais livros da autora. Quem sabe início os livros da Anne Rice, ja que é uma autora que tenho vontade de ler há muito tempo.

    ResponderExcluir
  18. Confesso que não faz muito tempo que fui apresentada a escrita da autora e fiquei para lá de surpresa pela minha falta de atenção, mas se tratando de vampiros eu sempre estou dentro, por isso, sejam 15, 16 ou 17 eu quero ler sim (risos).

    ResponderExcluir
  19. Oi, Luíza
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas quero demais!
    Parecem ser muito legais e com mitologia rica e interessante.
    O Lestat parece ser bem divertido e forte também.
    Logo lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, Luíza
    Que série longa!
    Gosto de vampiros, mas confesso que não li nenhum livro que o clã principal seja os vampiros.
    Já vi falar dessa série e depois de ler sua resenha fiquei com vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir