acompanhe o blog
nas redes sociais

11.3.21

O Inverno da Bruxa, Vol. 03 - Trilogia Winternight [Katherine Arden]

Katherine Arden

Cortesia da Editora Rocco

Atenção Brasil: Vasilisa Petrovna está de volta para o final da trilogia Winternight! E que final meus amigos! Que final!

Se você não faz a mais remota ideia do que estou falando, sugiro que dê uma olhada na resenhas de O Urso e o Rouxinol e de A Menina na Torre que são os livros anteriores da saga, cujas resenhas estão ambas disponíveis nesse site e ambas foram feitas por esta que vos escreve (vai lá ler e me dar ibope pra eu não perder meu emprego como resenhista deste site porque é basicamente isso que tem sustentado meu vício em livros), aproveita e compra os livros, se não os tiver lido ainda, porque são todos excelentes e eu recomendo muito. Caso já os tenha lido, pega um casaquinho e vem comigo porque a Rússia medieval está novamente de portas abertas pra nós.
Título: O Inverno da Bruxa
Autor: Katherine Arden
Tradutor: Elisa Nazarian
Série: Winternight
Editora: Fábrica 231
Gênero: Fábula, Fantasia, Jovem adulto
Páginas: 368
Edição:
Ano: 2020
Favorito
Onde comprar: Amazon

Se você leu os livros anteriores, certamente vai se lembrar de Vasya, a jovem espirituosa e “pouco convencional” para os padrões de sua época que andou por aí aprontando das suas em companhia do seu cavalo mágico Solovey e, ocasionalmente do próprio Rei do Inverno… (Isso ficou muito sessão da tarde, então acho que vou recomeçar…)

Era uma vez, numa Russia em processo de cristianização, uma garotinha chamada Vasilisa Petrovna, que possuía o misterioso dom de ver os chyerti, criaturas místicas que habitavam e/ou cuidavam de casas, florestas, lagos, estábulos e afins. Ao longo dos livros vemos Vasya se transformar de uma menina rebelde e pouco inclinada a seguir as convenções sociais de uma sociedade patriarcal em uma jovem mulher dona de seu destino e de suas escolhas, ainda que contra a vontade de todos ao seu redor.

No fim do segundo livro, vemos Vasya ateando fogo em Moscou, (ainda que involuntariamente e ainda que com a melhor das intenções) e ultimo livro da série começa exatamente de onde o anterior parou. Nossa heroína, ainda machucada da aventura anterior precisa enfrentar agora as consequência de seus atos.

Padre Konstantin (lembra dele?) está ainda mais confuso, ainda mais furioso com Vasya e ainda mais desejoso de fazê-la pagar. “Pelo quê?” você poderia se perguntar, mas caso não se lembre, Konstantin a um só tempo teme e deseja Vasya e tudo que ela representa. E vai passar mais esse livro perseguindo a garota, agora mais abertamente que nunca.

E nessa Rússia recém cristianizada, é muito fácil incutir medo nas pessoas e fazê-las crer que Vasya é uma bruxa. Principalmente porque ela de certa forma o é, já que possui certos poderes “mágicos”, uma inteligência e sagacidade bem à cima da média e um comportamento muito distinto do esperado para uma garota como ela.

“Por toda Rus’, os chyerti estavam tênues como fumaça. Guardavam suas águas, suas florestas e os lares com mãos que não agarravam, mentes que mal se lembravam.”

Vasya novamente vai precisar lutar contra a intolerância religiosa e fazer o possível pra que os chyerti não desapareçam.

Nos livros anteriores, esse perigo é sempre iminente: a Russia está gradativamente se tornando cristã e as crenças antigas estão se desvanecendo ou sendo esmagadas. As pessoas agora são levadas a crer que os chyerti não existem ou que são demônios ou artifícios demoníacos para desviar as pessoas do “caminho da luz”.

Mas sempre há também alguma outra ameaça “mais palpável” que coloca em risco a vida de Vasya e das pessoas que ela ama. E nesse livro não é diferente. Konstantin ainda é uma ameaça, o desaparecimento dos chyerti ainda é um problema, mas além disso, há uma ameaça ainda mais aterradora: a guerra.

Vasya mais uma vez vai precisar lutar pela própria vida, pela sobrevivência dos chyerti e agora, pela vida e liberdade do seu povo. E pra isso ela vai contar com a ajuda de velhos amigos e novos (e surpreendentes!) aliados.

Particularmente, eu amei a terceira e ultima parte dessa história. Vasya é uma heroína incrível e muito esperta e eu simplesmente amo as soluções que ela engenhosamente traça pros problemas em que se encontra (mesmo que essas soluções muitas vezes levem a outros problemas possivelmente maiores e mais complexos).

E, nesse ultimo livro, descobrimos um pouco mais sobre os poderes de Vasya, sobre o passado de sua misteriosa avó e sobre os chyerti em geral. E o livro tem tudo que eu gostei nos livros anteriores de forma intensificada. Pactos com criaturas místicas, cavalos mágicos, a eterna rivalidade entre o Rei do inverso e seu irmão, o Urso… E há novos e interessantíssimos personagens, como a Lady Maia Noite, por exemplo. Até uma certa bruxa muito célebre da mitologia escandinava faz a sua aparição…

Eu provavelmente já disse isso aqui, mas o motivo que me levou a ler esse livro foi a premissa de encontrar fragmentos dessa cultura sobre a qual sabemos tão pouco. E autora foi genial ao unir fantasia pura, folclore escandinavo e fatos históricos. Inclusive, há no final desse livro uma nota muito interessante sobre as inspirações históricas que ela usou pra amarrar a história.

Eu gostei tanto que queria contar mais, mas sinto que vou acabar falando mais do que devia e estragando sua experiência de leitura…
Então vou ficando por aqui.
Um abraço e até a próxima!

Se você quiser conhecer um pouco sobre os livros anteriores desta série, clique nas capas para ler as resenhas:


15 comentários em "O Inverno da Bruxa, Vol. 03 - Trilogia Winternight [Katherine Arden]"

  1. Mitologia escandinava! Um assunto tão desconhecido que juro que fiquei mais curiosa ainda. Fora os títulos incríveis e os enredos idem, ainda vem isso rs
    Eu só li as resenhas dos dois primeiros livros,mas ainda não tive oportunidade de conferir ambos. Agora já sei que preciso fazer isso o quanto antes e entender esse caminho de Vasya e a luta por todo um povo!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andressa

    Eu li O urso e o rouxinol no ano passado, e apesar de ter gostado da leitura, não estava muito empolgada para ler as continuações!
    Mas depois dessa sua resenha, to achando que vou terminar a trilogia sim!
    Só preciso arrumar dinheiro. KKKKK

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andressa! Fantasia, folclore escandinavo e fatos históricos... só isso já me deixou super curiosa para conhecer essa trilogia. Vasya parece ser aquele tipo de personagem que a gente se encanta logo de cara.

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA adoro essas resenhas! Calma, mulher... seu emprego deve estar garantido com você escrevendo tão bem e com um humor maravilhoso :D
    Primeiro, eu achei as capas muito lindas. Adoro quando combinam, ficam um charme na estante ne?
    Essa história parece ser interessante com tantos aspectos de fantasia, fatos históricos, assim como você falou. Vou te confessar que fantasia não é meu forte, mas dou uma chance de vez em quando e ver um favorito me anima muito!

    ResponderExcluir
  5. Andressa que resenha!!!! Instigante e divertida,tanto que eu, a menina que lê pouca fantasia,já adicionou a wishlist.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa!
    Se já não estivesse de olho nessa série há tempos sua resenha teria me convencido de tão animadas e cativantes que foram suas palavras. Além da capa belíssima a autora surpreende por sua criatividade e por colocar Vasya em mais aventuras. Adorei saber dessa nota no final, gosto muito de narrativas com um fundo Histórico. Mal posso esperar pra ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Andressa!
    Li suas resenhas anteriores e já estava interessada em ler, porque livros de ficção/fantasia com enredo, personagens e mitologia tão interessante que instigam a curiosidade.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  8. Amei saber sobre esse livro. Dá para ver que é uma trilogia incrível! O cenário e a chance de conhecer uma nova cultura me chamam atenção. Sinto que vou querer conhecer a história de Vasya em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Andressa .
    Que bom que terminou a fantasia favoritandi o livro .legal que o livro traz elementos de um país que pouco se sabe de suas culturas, lendas e tem também esse fundo histórico que só agrega mais conhecimento para quem lê.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andressa!
    Cofesso que continuo não me interessando pela  trilogia Winternight, mas que bom que você amou essa terceira e última parte da história da Vasya, é sempre bom quando isso acontece :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Acho as capas dessa serie uma fofura, chega ate parecer infantil, mas gosto do que é apresentado. Não gosto muito de fantasias, dificilmente leio o gênero, mas já é uma ótima opção para leitura.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Realmente o fato de a autora abordar uma cultura diferente e desconhecida aumenta a vontade de conferir essa trilogia, mesmo acreditando que vou me atrapalhar um pouquinho com esses nomes diferentes e um bocadinho complicados (risos).

    ResponderExcluir
  13. Oi, Andressa
    Adorei sua resenha, deu pra ver o quanto você ama essa trilogia e o quanto ela é boa!
    Eu tenho o primeiro no kindle e já vou começar logo. Fiquei ansiosa agora.
    A Vasya parece ser muito esperta e valenta. E esses demônios parece fazer uma fantasia bem completa e viciante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Mas gente com essa empolgação toda fica quase impossível resistir a dar uma oportunidade a essa leitura, se bem que as capas maravilhosas e o enredo também ajudam bastante, afinal traz um toque completamente diferente das minhas últimas leituras e nada melhor do que diversificar de vez em quando.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Andressa
    Antes tinha muita vontade de ler essa trilogia, agora depois de ler sua resenha sinto que preciso ler urgente.
    Nesse terceiro livro tem muita ação, aventura, descobertas, folclore escandinavo e outros personagens que enriquece a trama e fecha co chave de ouro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir