acompanhe o blog
nas redes sociais

13.9.21

O Lorde que Eu Abandonei, Vol. 03 - Série Os Segredos de Charlotte Street [Scarlett Peckham]

Os Segredos de Charlotte Street
Cortesia da Editora Arqueiro

Oi pessoal, recebi o terceiro livro da série Segredos da Charlotte Street e venho agora escrever aqui a minha opinião sobre esta leitura e esta série. Longe de mim dizer se o livro ou até mesmo a série é boa ou não, esta resenha expressa apenas a minha experiência com esta leitura e a história que a autora quis nos trazer através deste livro. Mas vamos deixar claro que quem leu os dois primeiros, sabe que a autora resolveu explorar um tema bem novo no quesito romance de época e falo isso pois já li diversos livros, de diversas autoras deste segmento literário.

Scarlett Peckham
Título: O Lorde que Eu Abandonei
Autor: Scarlett Peckham
Tradutor: Livia De Almeida
Série: Os Segredos de Charlotte Street
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance de Época
Páginas: 272
Edição:
Ano: 2021
Onde comprar: Amazon

Uma das coisas que mais gosto na leitura de romances de épocas, além é claro, do fato de sempre ter um final feliz para o casal, são a leveza das histórias, mesmo que tenha um mistério, drama, muita emoção envolvida, elas são histórias leves, nos fazem ri, e algumas autoras tem um dom especial neste quesito, são histórias que curam uma ressaca literária. Essa série não é leve, ela traz personagens com uma carga dramática psicológica muito forte em todos os livros, mas neste terceiro está em dobro.

O livro conta a história do personagem conhecido pelos leitores no livro anterior, o Lorde-tenente Henry Evesham, um religioso que está investigando as “transações carnais” em Londres para escrever um relatório sobre o assunto à Câmara dos Lordes e assim poder ajudar na elaboração de um projeto de lei sobre este assunto, porém desde que ele começou sua investigação e principalmente conhecer as pessoas envolvidas nestas “práticas carnais” ele tem tido alguns conflitos pessoais em relação ao seu próprio modo de pensar.

Alice Hull é uma jovem diferente na sua família, ela ama música, mas com a morte de seu pai teve que buscar meios de sobreviver e também ajudar sua mãe e irmãs, com isso ela resolveu pedir emprego a sua tia que é dona de uma casa que presta serviços diferentes, mas relacionada a natureza carnal. Quando recebe uma notícia que sua mãe está à beira da morte e precisa voltar para casa urgentemente. Neste momento ela recebe ajuda de quem mesmo espera ou até mesmo desejava, Henry Evesham. Ela só não espera ter sua opinião mudada em relação a Henry e vice-versa.

“Henry desenvolvera uma teoria sobre Alice: ela cantarolava pelo mesmo motivo que ele orava. Para apaziguar as preocupações. Para ficar sozinha em seus pensamentos – ou talvez se livrar deles. Para volta-los para fora, de modo a obter paz interior.”

Eu leio um livro de capa a capa em neste ele já começa com uma nota da autora sobre o conteúdo do livro para leitores sensíveis, que para mim a editora deveria ter posto após a sinopse pois é algo que muitas vezes definem se o leitor deseja ou não comprar o livro para ler. Ler este tipo de nota depois de já ter comprado o livro não ajuda muito, a não ser preparar o leitor para não ter nenhuma surpresa desagradável pois já está avisado.

Vou ser sincera e dizer que apesar da autora escrever muito bem, de ter gostado do Henry, aliás nos três livros eu gostei mais do personagem masculino do que do feminino, esta história não funcionou para mim. Eu inclusive debati ela em um grupo literário do qual faço parte no Watsapp e percebi que a leitura é maravilhosa justamente por ser diversa. Algumas pessoas sentiram o mesmo que eu, outras já amaram o livro, os personagens e o desenrolar. O final no quesito romance é lindo, mas eu não me senti bem com a forma que determinados assuntos foram abordados. Não vou entrar em detalhes porque o que me incomoda pode ser irrelevante para você.

Por isso repito mais uma vez que não estou dizendo que o livro é ruim, apenas não foi uma leitura que funcionou para mim. Eu gostei do primeiro livro, amei o segundo, mas este não me cativou. A capa combina perfeitamente com a história, mas você precisa formar a sua própria opinião. Para te ajudar a decidir se deseja ou não ler esse livro, vou transcrever a nota da autora sobre o conteúdo do mesmo, se não quiser ler, pare por aqui.

“Este livro contém: cenas de sexo explícito, perversões e hierofilia (procure na internet); sentimentos de culpa e de vergonha relativos a sexo; prostituição (a prática e os debates sobre sua legalidade); mortalidade parental; famílias tóxicas; fé religiosa, inclusive o questionamento e o afastamento dela; alusões a questões com a imagem corporal e um bocado de linguagem chula.”

Carolina Finco | Blog Pretenses

Se você quiser conhecer um pouco sobre os livros anteriores desta série, clique nas capas para ler as resenhas:


15 comentários em "O Lorde que Eu Abandonei, Vol. 03 - Série Os Segredos de Charlotte Street [Scarlett Peckham]"

  1. Carolina, você definiu e muito bem a vida de leitor!
    Leitor e livros são únicos e funcionam de formas diferentes a cada um e é aí que está a magia da literatura.
    Eu admito com vergonha que ando lendo bem pouco de romances de época, mas que essa é uma série que namoro, até pela representatividade que acho importante demais.
    Mesmo com as ressalvas, quero muito ler este e os anteriores!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Como fã incondicional de romance de época óbvio que esse livro está na wishlist. Está justamente por ter essa vibe diferente, mais forte. Acredito que nunca tenha lido um romance de época assim.
    Mas vou diminuir a expectativa e me preparar para tudo o que você mencionou

    ResponderExcluir
  3. Menina, não vou negar que fiquei um pouco chocada com esse livro, justamente por conta do tema tratado. Todos os três seguem a mesma linha, mas cada um tem uma particularidade voltada pra esse tema e nesse eu escolhi não ler a parte que ela explicava o termo logo no início, inclusive você também colocou na resenha, já que eu queria ser surpreendida e fui!! Mas gostei, sabe? O segundo é o meu favorito, e vai vir o quarto ne? Estou animada por ele.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolina! Lendo a nota da autora, percebe-se que o livro traz assuntos delicados, o importante é saber como eles são abordados na história. Concordo que o sentimento com a leitura vai variar de acordo com cada leitor, mas de início o livro não despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  5. O livro tem temas bastante fortes, e por isso interessantes.
    Alice está numa situação complicadíssima, onde se vê forçada a fazer coisas que não condizem com seu caráter. Todos a julgarão sem saber o que se passa em seu coração.
    Fiquei com muita vontade de ler.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu li a sinopse dos dois primeiros e parecem bem diferente desse mesmo, é um personagem masculino bem forte, as vezes é demais explorar um tema desse, sempre digo duas pessoas não ler o mesmo livro duas vezes e a opinião de todo mundo é válida. Realmente a editora deveria ter colocado logo depois da sinopse.

    ResponderExcluir
  7. Olá Carolina!
    A autora ousou bastante na temática das histórias, principalmente por tantas questões sexuais ainda serem consideradas tabus. Todos os livros da série contém temas delicados, mas esse, por envolver a religião, é bem mais polêmico e com certeza divide opiniões. Concordo que o aviso deveria estar na capa ou junto à sinopse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Carolina!
    Deu para entender perfeitamente seu desconforto com a leitura e acredito que muitos leitores vão se sentir assim, vai depender da formação de cada um.
    Acho interessante a forma como a autora traz algumas 'perversões' não tão conhecidas do público, o que não quer dizer que concordo com os romances dela.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu já tinha ficado com um pé atrás depois de ver umas pessoas falando sobre o primeiro livro dessa série, por isso nem fiquei com muita vontade de ler ele.
    Não sei se algum dia vou dar uma chance, mas pode ser que sim.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conheço essa séri, mas gostei de conhecer opinião sobre. Uma pena que não tenha funcionado pra você... Pela nota, dá para sentir que é uma leitura forte para um romance de época, né? Não sei se conseguiria ler algo assim no momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Carolina
    Obrigada por avisar sobre o que contém esse livro. Eu amo romances de época mas ainda náo li os livros dessa autora
    Sei lá não senti muita vontade .E esse então vou passar longe .Sei que a autora escreveu algo que possivelmente ocorria ou ocorre mas sou contra o desrespeito com que tudo o que é praticado nas situações que ocorridas no livro.
    Talvez eu leia o 1 e o 2 mas esse terceiro não lerei.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carolina!
    Também gosto dessa leveza nos romances de época, e confesso que fujo de livros com carga dramática psicológica forte, por isso não tenho dúvidas de que O Lorde que eu Abandonei não é pra mim, ainda mais depois de ter lido a nota da autora, aliás, obrigada por colocá-la na resenha, vou passar longe desse livro.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Olha, embora goste muito de romance de época, a minha primeira tentativa em ler a autora não funcionou muito bem, mas ainda pretendo dar outra chance a essa série, justamente por que ela promete me entregar um enredo diferente dos demais romances de época (pelo visto diferente até demais né).

    ResponderExcluir
  14. Eu venho tentando dar uma chance a essa trilogia, mas a cada nova resenha que eu vejo, fico cada vez mais desanimada para que isso aconteça, definitivamente não é o tipo de leitura que eu gosto, prefiro o bom e velho romance de época clichê e cheio de suspiros.

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    não leio muitos de época, e esse pelo jeito não é realmente pra mim.
    Achei o tema forte e complicado, acho que não vou gostar, até porque parece ter bastante ignorância por parte dos personagens o que me dá raiva, rsrs
    bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir