acompanhe o blog
nas redes sociais

26.5.22

Pisando em Nuvens [Iris Figueiredo]

Iris Figueiredo

Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Pisando em Nuvens é o segundo livro que leio da autora Iris Figueiredo, que me fisgou com seu Céu Sem Estrelas. Como no primeiro livro a autora aborda problemas enfrentados por jovens. Considero este livro um conto, pois é bem curtinho.

Título: Pisando em Nuvens
Autor: Iris Figueiredo
Editora: Seguinte
Gênero: Romance young Adult
Páginas: 53
Edição:
Ano: 2021
Onde comprar: Amazon

Taís é uma jovem negra e homossexual de família humilde que sonha em cursar enfermagem. Inteligente, passou para o tão sonhado curso, só que na federal de Macaé e ela mora em São Gonçalo. Este fato não seria nenhum problema caso sua família pudesse bancar os custos de moradia e alimentação para que ela possa estudar fora e realizar seu grande sonho.

E este não é seu único obstáculo para realização de seus sonhos, sua namorada, Rafaela, não aceitou muito bem sua vontade de ir estudar em outra cidade.

“No fundo, eu queria que a possibilidade fosse real, não um simples delírio de alguém que sonhava demais.”

Será que Taís vai conseguir superar tantos obstáculo para conquistar seus objetivos?

A autora trabalha com as dificuldades enfrentadas por jovens que são rotulados pela sociedade, por estarem acima do peso, ou por sua cor de pele, ou mesmo por sua orientação sexual.

Taís, como a maioria em nosso país, sofre pela falta de oportunidades de ter uma vida digna, mas é forte e determinada, decidida a lutar pelo seu lugar ao sol. Ela tem a sorte de ter uma avó sabia e pais que apoiam seus sonhos e isso faz uma baita diferença, pois o apoio familiar é muito importante para a saúde física e mental de um jovem.

“- Meu amor, tem jeito pra tudo nesta vida, só não tem pra morte. E enquanto houver alguma chance, a gente vai se agarrar a ela. Tá todo mundo orgulhoso que você foi aprovada. Nossa família deu jeito para coisa muito pior. Você acha que a gente ia deixar uma coisa dessas passar?”

Como disse, trata-se de um conto, que se passa no mesmo universo de Céu sem estrelas, por isso não posso me alongar na resenha. Mesmo curtinho, o livro passa uma mensagem muito bonita de superação e apoio familiar.

Se você quiser conhecer um pouco sobre o livro anterior desta autora, clique na capa para ler a resenha:


14 comentários em "Pisando em Nuvens [Iris Figueiredo]"

  1. Mesmo sem ter lido Íris, sei o quanto a escrita dela é cativante!
    Encantada com essa premissa que aborda temas importantes de maneira leve e singeleza

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gisela! Gostei muito do que vc apresentou na resenha. Uma história cheia de representatividade, questões importantes trabalhadas pela autora e, no fim, uma mensagem bonita que despertará bons sentimentos no leitor.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que não li a autora ainda? Pois é, uma pouca vergonha. Mas desde uma Bienal que ela lançou Céu, eu a sigo por todos os lados, só faltou oportunidade mesmo.
    Por isso,adorei ler sobre esse conto que mesmo tão curtinho, traz um pouco da vida de uma jovem negra, tentando viver seus sonhos em um país tão injusto como o nosso.
    Com certeza, quero demais ler e Céu também!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Aquele tipo de leitura que agrada por retratar a realidade de tantas pessoas que lutam muito para melhorar de vida, que passam por preconceitos e dificuldades diversas.
    Leitura curtinha, deve ser daquelas que você senta e só levanta após terminar.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gi!
    A autora escreve bem, já li outro livro dela e gostei muito.
    Um livro que mostra o quanto a diversidade ainda mexe com a sociedade.
    Me pergunto por que as pessoas não aceitam as escolhas pessoais de outras pessoas? Acho um absurdo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi,
    Hum, 53 páginas, uma leitura breve realmente, bom ver na resenha que faz parte do universo de um Céu sem estrelas, ainda não conhecia nenhuma das obras.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Senti que o livro abordar temas muito importantes e bem reais da realidade brasileira!
    Fiquei com vontade de ler, e sendo bem curtinho é ótimo

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já li Céu sem estrelas, uma história marcante e que me fez gostar da escrita da Íris, mas não conhecia esse conto. Interessante saber que se passa no mesmo universo de Céu sem estrelas. A premissa me chama atenção, até porque traz muitas questões importantes de serem discutidas. Fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conheço a escrita da autora. Que bom que mesmo em tão poucas páginas ela consegue envolver o leitor e trazer temas importantes para reflexão.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gisela!
    Não conheço a escrita da Iris Figueiredo, e confesso que não curto histórias que abordam problemas enfrentados pelos jovens, mas como uma leitora de livros nacionais se a oportunidade de ler Pisando em Nuvens surgir arriscarei a leitura sim :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro quando somos presenteadas com mais das nossas histórias favoritas e mesmo sem ter lido o primeiro livro ainda, já estou aqui empolgada em conhecer mais dessa história, amando que temos cada vez mais o “padrão” de personagens sendo deixado para trás.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro tem um enredo muito atual que è fácil encontrar pessoas passando pela mesma situação da personagem. Só achei poucas páginas para abordar um assunto tão importante, creio que para esse assunto poderia ter mais páginas.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Um livro curtinho, mas que tem uma mensagem super importante, e que aborda temas para lá de atuais, ainda não conheço a escrita da autora, mas claro que espero mudar isso agora!

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Parece muito bom.
    A Taís parece sofrer, mas também ser muito guerreira para lutar por seus sonhos.
    Já li e gostei de Céu sem estrelas.
    Logo lerei esse.
    Bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir