acompanhe o blog
nas redes sociais

5.10.15

O que você gosta de ler? Cinco Dicas de Livros para Todos os Gostos: Parte I

O Blog Ler para Divertir vai ajudar você a comprar seu próximo livro. Pode ser para presentear um amigo, um parente ou mesmo um mimo para você, afinal somos amantes da literatura. Para economizar use um dos cupons de desconto disponíveis para livrarias como Saraiva, no site Picodi.com. Fique a vontade para escolher o seu livro favorito sem pagar muito!

Então, além das resenhas diárias com a opinião dos nossos resenhistas sobre os lançamentos atuais, vamos fazer quatro artigos contendo em cada um deles cinco dicas de livros por gênero, assim você pode escolher aquele que é a sua cara. E também deixar sua opinião, pois ela é muito valiosa para nós e nossos leitores.

O que você gosta de ler?  Serão quatro artigos e cada um conterá cinco dicas de livros imperdíveis.

Parte I - Biografia • Chick Lit • Contos • Distopia • Drama
Parte II - Erótico • Fantasia • Fantasia Urbana • Ficção Científica • Ficção Histórica
Parte II - Infanto-Juvenil • Motivacional • New Adult • Não Ficção • Romance
Parte IV - Romance Histórico • Sobrenatural • Steampunk • Suspense e Ação • Young Adult


Biografia

Dez, Nota Dez! Eu Sou Carlos Imperial [Denilson Monteiro]
Ed. Planeta, 2015 - 407 páginas


Visionário ou bon vivant? Imperial é um desses caras que, assim como Nelson Motta, viveram tudo na música brasileira, o inferno e a glória. Nascido em família abastada, pôde curtir a vida como ninguém, sem respeitar quem quer que seja. Lançou Roberto Carlos, Tim Maia, Wilson Simonal, Erasmo Carlos (que fazia pequenos favores para Imperial, como por exemplo, comprar sanduíches), Clara Nunes, Elis Regina, só pra ficar entre os mais populares. Que faceta se esconde atrás do multimídia Carlos Imperial? Autor, músico, cantor, produtor, jurado, agitador cultural, político? Alguém que se autodenomina o “Rei da Pilantragem”, convenhamos, é, no mínimo, diferente. O autor Denilson Monteiro foi tremendamente feliz ao contar a história de figura tão emblemática. Não “dourou a pílula” em momento algum e nem fez um livro “chapa-branca”. É claro que há muito, muito mais, mas não quero tirar o gostinho de ninguém de ler este livro tão saboroso. Altamente recomendado!
Resenha


Chick Lit

Par Perfeito [Eleanor Prescott]
Ed. Valentina, 2014 - 352 páginas

O Amor, às Vezes, Precisa de Uma Mãozinha. Kate está cansada da sua vidinha amorosa sem graça e tem planos específicos e rígidos traçados para o futuro. Quer um namorado que a leve para jantar fora, ter dois filhos, antes de completar 35 anos, com intervalo de dois anos entre eles. Obviamente, deveriam se casar primeiro, com pelo menos um ano juntos só curtindo a vida de casal e tirando férias sofisticadas com o marido, antes que os filhos chegassem. Seu marido deveria ser, nada menos que: alto; moreno; ter dentes brancos e alinhados; uma renda decente com no mínimo cinco dígitos; ser esportivo; gostosão; bom de cama; atencioso e; ser uma pessoa de família. Ela sabe que seu príncipe não vai cair no seu colo e que, simplesmente, não pode deixar ao acaso, ou arriscar a envelhecer esperando-o em um cavalo branco. Por isso, decide procurar uma profissional especializada para encontrar a sua metade da laranja. Par Perfeito é um chick lit da estreante inglesa Eleanor Prescott. Divertido e leve, páginas amarelas, diagramação caprichada e personagens cativantes vão te prender do início ao fim e descobrir que nem sempre o que você imagina ser o melhor, te leva ao felizes para sempre.
Resenha


Crônicas

Na Dobra do Dia [Marcelo Moutinho]
Ed. Rocco, 2015 - 232 páginas


Lembrança histórias gostosas. Este livro de crônicas é um relicário de lembranças preciosas demais para que permaneçam apenas na cabeça. O leitor é o depositário de recordações da meninice, da adolescência e do homem que escreve. Desdobrando segredos, o autor confidencia sentimentos. Madureira, bairro da infância, está presente em boa parte da obra, como na crônica ‘Artigo Definido’, quando conta da casa da bisavó. São muitos assuntos abordados, coisinhas diárias, fragmentos do cotidiano, em alguma página você vai se reconhecer. Que encanto, que viagem, que delícia de livro! Nada pede, nada exige, tanto a oferecer. Embarcamos com ele, olhamos para trás, para o que construímos, a pegar novo fôlego para o que está por vir. E que venha! Obrigada, Marcelo Moutinho, pelo arrebatamento. Não foi sua intenção, mas em mim abriu possibilidades.
Resenha


Distopias

Trilogia O Teste [Joelle Charbonneau]
O Teste, Vol. 1
Estudo Independente, Vol. 2
A Formatura, Vol. 3
Ed. Única, 2014 - 320 páginas

Os fins justificam os meios? Por ser classificado como um híbrido de Jogos Vorazes e Divergente, O Teste me conquistou mesmo antes de começar a lê-lo. Uma mistura de duas das minhas sagas favoritas só poderia resultar em algo bom. E resultou. O livro é narrado por Cia, que vive no universo distópico da Comunidade das Nações Unificadas, um mundo pós-apocalíptico, onde parte do planeta se transformou em um deserto destruído. Cia tem o sonho de entrar na universidade, e o único jeito disso é por meio do Teste. O teste é um programa elaborado com o objetivo de escolher as mentes mais brilhantes e promissoras do país. Estes escolhidos se tornarão líderes e ajudarão a governar o país, afim de reconstruí-lo e torná-lo novamente habitável. A autora cumpriu a missão de criar uma nova sociedade e guiar a incrível trajetória de Cia. Contendo a dose certa de romance, mistério e ação, Joelle nos embarca em uma maravilhosa história.
Resenha


Drama

Amigas para Sempre [Kristin Hannah]
Ed. Arqueiro, 2014 - 448 páginas


Uma Vida Inteira de Cumplicidade Pode Ser Destruída Por Um Momento de Traição? Um livro com muitos ingredientes para uma boa novela. Sem pressa, o enredo envolve o leitor que aprecia histórias de vida, com suas cores e desencantos, acompanhando as personagens desde a adolescência até a vida adulta. A partir do encontro de Kate e Tully, a autora fala sobre uma amizade que atravessa as décadas, com altos e baixos e muito aprendizado. Exatamente como é a vida. Kristin Hannah esmiúça sentimentos, expõe as fraquezas das protagonistas, cria uma rede de amparo ao redor delas e humaniza Kate e Tully. Não há aqui mocinha nem vilã, mas mulheres e seus conflitos, um olhar sensível sobre as angústias que carregam. São verdades que, talvez, nem queremos encarar, mas que todos experimentamos, sem dúvidas. Não há pudor em despir as personagens nem a intenção de agradar... e foi exatamente isso que me encantou e indignou com a mesma intensidade: a personalidade delas. Prepare-se para a dor e a emoção, leitor, para as prováveis lágrimas e, sobretudo, para arriscar-se com as protagonistas nessa aventura imprevisível e maravilhosa que é viver.
Resenha


Gisela Menicucci Bortoloso
Capixaba, leonina, analista de sistemas e mãe. Apaixonada por livros, sou uma leitora compulsiva e como o tempo é curto, leio em todo o lugar: esperando o elevador, dentro do ônibus, no salão de beleza... Ler é meu prazer e minha paixão!


15 comentários em "O que você gosta de ler? Cinco Dicas de Livros para Todos os Gostos: Parte I"

  1. Adorei a ideia que teve de indicar livros de gêneros específicos para os leitores, aposto que vou conhecer ótimos livros assim.
    Dessa primeira página alguns já estão na minha lista de leitura, como a trilogia O Teste, Na Dobra do Dia e Amigas para Sempre (que espero que me proporcione diversos sentimentos, pois morri de tanto chorar com Jardim de Inverno, livro da mesma autora), mas não conhecia o chick lit que indicou e achei bem curiosa a premissa, acho que vou adorar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gisela! Gostei bastante dessa nova coluna para o Blog. Confesso que das partes citadas, a que mais me interessou foi a postada hoje, Parte I - Biografia • Chick Lit • Contos • Distopia • Drama, por possui a Distopia ♥ e o Chick-Lit, além dos Contos. As dicas? Foram incríveis, desde a biografia até o drama. Aguardo as próximas partes.

    ResponderExcluir
  3. Dos livros que você citou o único que está na minha lista para ser lido e Amigas para Sempre, amo livro de drama, e tenho certeza que vou me apaixonar pelo livro e me envolver com as personagens.

    ResponderExcluir
  4. Gostei,já estou curiosa pra ver qual será o escolhido em cada categoria.
    Ainda não li nenhum dos indicados.Quando se trata de Chick Lit penso logo na Sophie Kinsella,a Eleanor Prescott não conheço.A escolha das mentes mais brilhantes na trilogia O Teste é interessante.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a iniciativa de apresentar para os leitores livros de diversos gêneros, vai ser ótimo para conhecer novos livros e gêneros.
    Da parte I, como gosto de distopias, me interessei pela trilogia O Teste, acredito que irei gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Dos livros citados leria a Distopia, pois faz o meu gênero.
    Vou ficar esperando agora a parte II para ver se algum me interessará.

    ResponderExcluir
  7. Eu AMEI essa ideia de divulgar um livro ppr gênero, porque nem todo mumdo sai lendo de tudo. Eu por exwmplo não leio terror de jeito nenhum, prefiro romances. Mas de todos esses cinco que você citou, O Teste foi o que ms chamou mais atenção. Distopias <3

    ResponderExcluir
  8. Que post bacana.
    Adoro estas dicas. Vai me ajudar muito e escolher minhas leituras.
    Eu amei Amigas para sempre, chorei tanto; quem não leu, leia!
    Quero muito ler a trilogia O teste também.
    Não costumo ler crônicas, mas A dobra do dia parece muito bom!

    Valeu pelas dicas, super curti!

    ResponderExcluir
  9. Gisela!
    Muito boa a tag, assim ficaremos sabendo o que há de melhor em cada estilo e poderemos comprar (ou não...)
    Gosto de biografias e como conheci o Carlos Imperial pessoalmente porque meus pais trabalharam com ele quando eu era pequena, gostaria de saber um pouco mais sobre a vida dele.
    Adorei todas as dicas!
    “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”(Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Olá de todas as partes citadas as que mais me chamou atenção foi Parte II - Erótico • Fantasia • Fantasia Urbana • Ficção Científica • Ficção Histórica
    Parte II - Infanto-Juvenil • Motivacional • New Adult • Não Ficção • Romance, amei esse blog. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Leio diversos gêneros, meu gosto literário é bem diversificado, mas todos os livros seja de qualquer gênero deve ter um romance na história, disso eu não abro mão.
    Dos livros citados aqui no post gostei da dica de Par perfeito, curto histórias divertidas e leves.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oh, Gi, que ideia ótima! Assim vou direto no gênero que aprecio, mas dou uma olhadinha nos outros estilos pra sair um pouco da rotina e, quem sabe, ser surpreendida por algo inusitado.
    Amei, Parabéns pela iniciativa!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Gi, eu sou bem eclética nas leituras, mas tenho o gênero policial e o romance como meus preferidos. Já li muita biografia, hoje já estou fugindo um pouco. Chick-lit leio pouco, e gosto muito de distopia, mas não li esta série. Adoro drama, e sou fã da Hannah. òtimas dicas.
    Bj, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Desta primeira parte eu só leria chick-lit e distopia. Os outros gêneros não gosto.
    Eu tenho o 1° da série O Teste, mas só quero ler quando tiver o resto.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal a odeia dessa nova colun Gi!
    Tem livros pra todos os gostos. Eu, como amante de uma boa distopia, digo que "O Teste" foi a que mais me chamou atenção.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir