acompanhe o blog
nas redes sociais

4.10.16

Por Lugares Incríveis [Jennifer Niven]

Jennifer Niven
Ed. Seguinte, 2015 - 400 páginas:
      Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. 

Onde comprar:

Esse livro me cativou, me ganhou de uma forma que fica até difícil de definir. Por Lugares Incríveis é o tipo de livro que chega devagarinho, mas que te conquista já na primeira página.

A história vai se desenrolando aos poucos, e vai te ganhando e te prendendo, fazendo com que a gente se ligue aos personagens, aos seus medos, aos seus problemas e às suas alegrias como se fossem nossas. Finch é um personagem incrível, genial, com uma mente que é um turbilhão de coisas ao mesmo tempo, cujos pensamentos são tão intensos que não tem como não ficar preso a essa personalidade!

Violet é uma menina comum, mas que está muito quebrada por dentro desde que sua irmã (e melhor amiga) morreu. Confesso que no início não consegui ter empatia por ela, mas ao passo que Violet Markey se aproxima de Finch, ela se torna irresistível para nós leitores também.

Mas Finch tem problemas. A mesma mente que nos cativa de forma tão absurda e inesperada e a mente que o trai, a mente que apaga e o deixa em um limbo depressivo. Finch não sabe quando vai estar desperto, nem quando estará apagado. Mas agora há Violet, agora há um motivo para querer ficar, agora Finch ter um por que para se esforçar para ficar desperto, e ele vai fazer o possível para permanecer assim o maior tempo possível, e aproveitar ao máximo cada instante, e assim nasce Por Lugares Incríveis.

 

Jennifer Niven consegue nos arrebatar com uma história que parece simples e leve, mas que no fundo, tem muitas coisas profundas a tratar. Fica claro desde o início que tanto Violet quanto Finch precisam de ajuda, mas toda a genialidade dos pensamentos de Theodore encobrem parcialmente seus problemas, e até uma boa parte da narrativa não temos certeza do que ele tem, só que ele precisa de ajuda, e a qualquer momento pode ser tarde. Mas então, ele e Violet se completam de alguma forma, e se complementam, e então temos aquela esperança de que no fim, tudo acabe dando certo.

Eu consegui aproveitar cada parágrafo, cada momento, cada andança, cada interação entre Violet e Finch e aprendi a amá-los de uma forma que não achei que fosse possível em uma narrativa voltada para jovens.

É difícil explicar como esse livro mexeu comigo, e a forma como me senti ao lê-lo… Mas posso dizer que foi incrível! A cada palavra, senti como se realmente fosse eu que estivesse vivendo aquelas experiências, e não são todos os livros que conseguem esse feito, e por isso e muito mais que eu recomendo fortemente que você leia Por Lugares Incríveis.

 Cortesia da Editora Companhia das Letras
Laiara Dias
Baiana, criada no Mato Grosso, casada com um mineiro e cai de paraquedas nas terras capixabas. Viciada em Youtube e Netflix, chocólatra assumida, devoradora de chick-lits. Amo um bom romance açucarado e não resisto a um toque de pimenta na literatura, nem a uma colher de farinha no prato. Choro a toa, rio alto, e não consigo decidir entre ser ogra ou princesa! Muito prazer, essa sou eu!
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

20 comentários em "Por Lugares Incríveis [Jennifer Niven]"

  1. Oi, Laiara!
    Faz tempo que quero ler esse livro. Protagonistas problemáticos sempre me atraem. E nada melhor do que um livro que consegue transportar a gente pra dentro da história como esse fez com você, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já estava na minha lista de leitura,adorei ver sua resenha Laiara.
    Espero gostar assim,deu pra sentir a simplicidade e o encanto.

    ResponderExcluir
  3. Laiara!
    Livros que abordam as dificuldades pessoais e que as personagens acabam se ajudando a superá-las, mexem sempre com nossos sentimentos.
    Quero poder ler.
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma”. (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler esse livro, parece incrível!!!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  5. Oi Laiara, tudo bem?

    Não li nada da autora ainda, mas acho o enredo desse livro bem interessante e gosto da capa também! Espero pode ler em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, como vai? Eu já vi tantas críticas positivas dese livro que até agora não sei o porque de ainda não ter começado a lê-lo. Pelo fato de falar sobre coisas mais importantes e profundas, fico bastante satisfeita ao saber que ele nos toca de uma maneira profunda.
    Abraço!
    Participe do sorteio de Twist do Tom Grass

    ResponderExcluir
  7. Olá Laiara! Pela sua resenha deu pra perceber o qto o livro é especial, bacana e sensível, desde q conheci tô curiosa pra ler...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu amo quando os livros mexem comigo, me deixam pensativa por horas até que eu finalmente levanto e penso no que fazer da vida. Personagens bem desenvolvidos assim é tudo o que um leito assíduo quer. A história parece mesmo leve e simples, mas tenho certeza que mexeria comigo também.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Adoro livros com essa temática, faz tempo que esse livro está na minha lista mas ainda não tive tempo de ler, confesso que adorei a resenha, essa coisa toda envolvendo os problemas dele me cativou bastante, enfim não vejo a hora de ler.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  10. Pretendo ler esse livro logo logo, tenho ele aqui em casa pois a autora veio na minha cidade autografar, e acabei comprando, mas até agora não tive oportunidade de ler. Não sabia quase nada sobre a história, e agora que sei estou ainda mais curiosa e vou tentar ler o mais rápido possível.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  11. Estou realmente ansiosa para ler esse livro.
    Depois que vi o Edu do Perdido nos livros falou dele, estive doida procurando por ele.
    Parecer ser uma história bem emocionante.
    ótima resenha. Pretendo ler ele muito em breve, quando comprar!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Laiara!
    Estou apaixonada por esse livro! Já tenho na minha estante, porém ainda não li. Adoro essa capa, principalmente por que me remete a infância, pois eu tinha um joguinho dessas pecinhas formando casinhas e eu amava muito! Quanto a história do livro, já percebi que é muito envolvente. Resenha perfeita. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Laiara.
    Já li a obra e gostei bastante, apesar de não estar nem de perto na lista dos meus favoritos. Finch é realmente um personagem sensacional. A sua personalidade e seus problemas criam uma empatia tamanha que é impossível não sofrer com ele e torcer demais por um desfecho favorável.
    E concordo com você: é um livro que parece ser leve, mas tem muito mais a oferecer, basta o leitor buscar.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, amei a resenha, o livro parece realmente ser incrivel, e a autora pelo visto soube criar personagens que nos cativassem de tal maneira que não conseguiríamos escapar de gostar de deles. Estou curiosa para saber o que Finch tem que a qualquer momento precisa de ajuda.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Ganhei esse livro a bastante tempo e até hoje não o peguei para ler. Tenho visto comentários incríveis sobre ele e é o tipo de história que sei que vou me apaixonar. Com certeza vou tentar colocar ele nas leituras recentes e espero me surpreender bastante com a história.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista e concorra por um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  16. Eu AMEI sua resenha, e agora quero ler Por lugares incríveis pra ontem, quero muito conhecer a história do Finch e da Markey, sobre como eles se ajudaram mutuamente... Valeu pela dica, e parabéns pela resenha!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Laiara! Tenho achado esse livro muito amorzinho, já que de cara essa capa já é muito fofa. Quanto à história em si, achei curioso essa situação do Finch, imagino que eu simpatizaria mais rápido com ele do que com a Violet. Mas ainda assim, acho que o livro é o sucesso que é devido ao relacionamento que os dois desenvolvem, não só os problemas separados de cada um.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Varias pessoas me indicaram esse livro e fico bem curiosa para ler essa historia mas acaba que sempre passo outros livros na frente, mas quero ver se finalmente pego esse livro para ler, gostei muito da historia ela parece ter uma carga emocional grande e que acaba mexendo muito com o leitor, esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  19. Faz muito tempo que desejo ler esse livro. A temática me atrai bastante, gosto de ler livros com esse assunto. E a maneira como a autora escreveu a história parece tê-la deixado maravilhosa. Tenho muita curiosidade em ler e saber como se dará o desfecho e torço para que seja feliz.

    ResponderExcluir
  20. Tenho este livro e o lerei em breve. Gostei muito dos personagens e fiquei torcendo por eles encontrarem a felicidade em suas vidas. Tenho pena de Violet, mas tenho certeza de que Finch a ajudará...rs... Gostei muito da sua resenha e espero que o livro provoque em mim os mesmo sentimentos que provocou em você.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir