acompanhe o blog
nas redes sociais

23.1.18

As Brigadas Fantasma, Vol. 02 [John Scalzi]

As Brigadas Fantasma
Ed. Aleph, 2017 - 376 páginas
- "Na continuação do premiado livro Guerra do Velho, a tenente Jane Sagan descobre uma armadilha sendo tramada contra a humanidade e um plano para a subjugação e a erradicação de sua espécie inteira. É um genocídio planejado detalhadamente com base na cooperação, até então inédita, entre três raças. E um ser humano. Para lidar com essa trama, as Brigadas Fantasma, com soldados que já nascem com o propósito de proteger a raça humana, precisam entrar em ação. Passando por conflitos de identidade, mas com um forte senso de companheirismo, esses soldados serão liderados por Jane Sagan, que precisa impedir uma guerra entre espécies enquanto lida com um fato preocupante: em meio a suas fileiras, pode haver um traidor."

Onde comprar:

As Brigadas Fantasma se caracteriza por ser a continuação de Guerra do Velho, de John Scifi, que tive a oportunidade de ler no ano de 2016. Inicialmente como escrevi na resenha do primeiro livro, o mundo de Scalzi me chamou a atenção pela sua narrativa extremamente cinematográfica que com certeza funcionaria em um filme ou série; juntamente das descrições envolventes que proporcionaram cenas de ação no estilo de ficção científica ao trazer um conceito inovador ao abordar o envelhecimento como uma oportunidade dentro do futuro da humanidade.

Nesse segundo volume, John Scalzi se apropria de elementos do primeiro livro, através de acontecimentos que se sucederam após a história de Guerra do Velho, retomando a personagem Jane Sagan durante a narrativa. O foco se destina a descrever principalmente a FCD (Forças Coloniais de Defesa) com mais detalhe – em especial as Brigadas Fantasma que dão nome ao livro - e os mistérios relacionados a um determinado soldado que estaria diretamente relacionado aos esquemas da guerra referida na história.

Para mim, o livro se mostrou como uma boa surpresa, mesmo recebendo-o sem saber o que esperar e sem ler a sinopse. As Brigadas Fantasma concentrou-se mais na minha opinião na descrição das emoções vivenciadas pelos soldados das Brigadas, juntamente da moral, ética e política envolvida na guerra, questionando inclusive até onde o homem é capaz de chegar momentos críticos: sendo essa ênfase talvez um ponto diferenciado em comparação com o livro anterior.

Mais uma vez, os elementos de ficção científica foram bem demarcados, sendo então outra boa indicação para os fãs do gênero. Mantém uma complexidade fantástica entre os mundos e nas características dos personagens, que me surpreendeu de maneira positiva no desenrolar da história. A capa e a organização da edição estão maravilhosas visualmente, na minha opinião.

O terceiro volume sob o nome de The Last Colony ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas já foi publicado no exterior.

“A tecnologia humana era boa, mas a arma que importa, no fim das contas, é aquela que fica atrás do gatilho”.

Clique na capa para ler a resenha do livro anterior:



Pâmela Fardim
21 anos e Estudante de Psicologia. Bookaholic, apaixonada por músicas lindas. Maratonista de seriados de carteirinha, companion perdida do doctor e seguidora de Sherlock Holmes, Patrick Jane e Cal Lightman. Pensa em um dia conhecer o Reino Unido e é fã de uns caras conspiradores que tocam em uma banda chamada Muse.
Cortesia da Editora Aleph
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

18 comentários em "As Brigadas Fantasma, Vol. 02 [John Scalzi]"

  1. Oi Pam! Tudo bem?
    Cara, tô ansioso pra ler "A Guerra do Velho". Eu fiquei sabendo desse livro em um podcast, e achei a premissa muito bacana! E agora que a continuação chegou aí Brasil, tô ainda mais ansioso. Você tem toda razão: a Netflix ou a HBO podiam fazer uma série inspirada nesse livro, seria sucesso com certeza!
    Parabéns pela resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Quando A Guerra do Velho foi lançado eu corri para ler. E mesmo não sendo meu gênero favorito, não há como negar que o autor desenhou uma história bem costurada e com um cenário impecável.É bem por este lado realmente, merecia uma adaptação.
    Mas admito que não sabia da existência deste segundo livro já lançado e gostei de saber que fez bem jus a continuação, trazendo ainda assim, mais aventura, ação e também, questionamentos sobre a humanidade!
    Se puder, quero muito conferir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá, é interessante o fato de a obra se estender mais sobre as interrelações dos personagens do que o plot em si, deixando a trama com uma vibe mais reflexiva e que deixa a ação no segundo plano. Outro ponto de destaque é o universo crível que é apresentado ao leitor, com detalhes que o convence da profundidade da trama. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito interessante. Gosto de livros que ficariam bem em uma tela de cinema ou em uma serie de TV. Gostei da sinopse e pretendo ler. Gosto de uma boa aventura e drama, e estev livro deve ter bastante.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. As capas desses dois livros lançados por aqui realmente me lembram capas de filme e apesar de assistir ficção cientifica, tenho que confessar que leio muito poucos livros desse gênero, pra não dizer nenhum rsrs, mas tô sempre procurando ler um livro ou outro de um gênero que pouco ou nada leio nas minhas leituras durante o ano e tô gostando das resenhas dessa história e pode ser que mais a frente eu me arrisque na leitura ;)

    ResponderExcluir
  6. Pâmela!
    Bom ver que essa continuação não caiu na maldição do segundo livro e para uma surpresa ainda maior, abordou um lado mais psicológico que supera o primeiro e ainda continuou com a ação e com muita aventura, bacana!
    Desejo uma semana produtiva e abençoada!
    “Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Olá, de inicio gostei bastante da capa, bem capa de filme, o livro não faz muito meu estilo, nunca li nada de ficção cientifica e nem de ação, estranho porque adoro filme de ação, mas livros nunca tive o interesse de ler. Acredito que pra quem é fã ou gosta do gênero, a série é uma pedida.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gosto de livros que tenha continuação mas as vezes também me deixa cansada. O livro tem uma premissa muito boa e com uma historia ótima. Me deixou bem curiosa apesar de não ser um gênero que gosto muito, mas darei oportunidades de leitura.

    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu não tinha ouvido falar sobre o livro antes e vou correndo ler a resenha do primeiro. Adoro ficção científica e gosto principalmente de séries de livros. O tema de extinção da raça humana é algo que é sempre abordado nesse gênero e estou sempre procurando algo que aborde isso de uma forma mais interessante. Vou procurar ler com certeza!!
    Beijos
    Nerd Fox

    ResponderExcluir
  10. Oi Pâmela!
    Não conhecia obras do autor, apesar de não ler mto o gênero o enredo me chamou bastante atenção, vou procurar saber mais sobre eles...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. A única obra desse autor que o realmente conhecia era a guerra do velho e eu concordo com o que você disse na resenha realmente daria uma adaptação incrível para os cinemas Mas eu ainda não li o segundo livro O que para mim foi uma pena porque aqui na minha cidade rolou um clube do livro da Editora na qual Esse livro foi o tema

    ResponderExcluir
  12. Oi, Pâmela!
    Confesso que não fiquei interessada em conhecer as aventuras da tenente Jane Sagan, acho que é porque não sou fã de ficção científica, quando se trata desse gênero prefiro assistir do que ler, quem sabe não fazem o filme ou série e eu acabe me empolgando para assistir?!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá,Pâmela! Ainda não tinha ouvido falar sobre esse autor,mas gostei muito da sinopse e da sua resenha desse segundo livro, me chamou bastante atenção. Não sou muito fã do gênero ficção científica,assim como a Any falou: prefiro assistir do que ler. Mas como você disse daria um excelente filme de ação e gosto ainda mais desse suspense em saber quem seria o traidor. Quem sabe um dia eu mude de opinião e dê uma chance a tenente Jane Sagan.

    ResponderExcluir
  14. Tenho interesse de ler esses livros, mas ainda não tenho o primeiro, não sabia que já tinha o segundo. Esse volume parece que é mais explicativo, isso é muito bom, assim da para entender melhor. Interessante abordar até onde o homem é capaz de chegar isso impressiona pois o ser humano é capaz de coisas que nem conseguimos imaginar e é assim na realidade também.

    ResponderExcluir
  15. Oi Pamela, que legal a sinopse eu gosto de livro desse gênero de ficção cientifica e ação e gosto de ler livros que retratam guerra e tal, fiquei curiosa em relação a historia e como a protagonista vai desvendar e descobrir quem é o traidor como foi descrito na sinopse, eu com certeza vou ler esse livro e o primeiro, obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Pâmela!
    Confesso que não tenho intenção de ler o livro por não se encaixar nos gêneros que curto, mas não dá para negar que é bem escrito, e por ser uma continuação e ainda assim conquistar o leitor tanto quanto o primeiro, principalmente falando um pouco sobre o homem é como reage a certos momentos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Pâmela.

    É uma aventura luta contra o tempo (em um mundo futurista), em meio à traição, para impedir que algo ruim aconteça a humanidade!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Pâmela!
    Acho a premissa desse livro é do primeiro muito interessante! Ainda não li nenhum dos dois mas quero muito fazer essa leitura!
    Bjos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir