acompanhe o blog
nas redes sociais

16.1.18

O Gabinete Paralelo, Vol. 03 - Sombras de Londres [Maureen Johnson]

O Gabinete Paralelo
Ed. Fantástica Rocco, 2017 - 352 páginas
- "A capital britânica nunca foi tão assustadora. Os túneis subterrâneos, o Marble Arch e as galerias da rede de esgotos de Ranelagh são alguns dos principais cenários da trama de O gabinete paralelo, terceiro volume da série de mistério Sombras de Londres, de Maureen Johnson. No livro, Rory Deveraux se pergunta se não deveria ter voltado para sua pacata cidade nos Estados Unidos, depois de tudo o que viveu desde que chegou a Wexford. Não bastasse descobrir a habilidade de ver fantasmas e enfrentar uma versão moderna de Jack, o Estripador, ela agora sofre a perda de seu amor, Stephen, e teve sua melhor amiga, Charlotte, sequestrada. Mas é tarde para voltar atrás. Rory tornou-se peça-chave no esquadrão que monitora fantasmas em Londres. E enquanto tenta se recuperar de uma série de acontecimentos trágicos e lidar com todo tipo de surpresas do destino, uma terrível ameaça paira sobre a cidade, exigindo que ela mergulhe ainda mais fundo nas Sombras de Londres."

Onde comprar:

Chegando ao fim de mais uma série aqui no "Ler Para Divertir". Dessa vez, é a trilogia "Sombras de Londres", da autora Maureen Johnson.

Nessa terceira e última parte, nossa protagonista e seus amigos de esquadrão precisam correr contra o tempo para encontrar duas pessoas desaparecidas: Uma amiga de colégio de Rory e um integrante de esquadrão. Conforme essas buscas e investigações vão avançando, segredos vão sendo revelados, inclusive a existência de sociedades secretas. E não necessariamente seitas macabras, mas uma sociedade protetora também.

Como falei na resenha do livro anterior, era necessário que estivesse com esse volume em mãos, pois a maneira a qual terminou o "No Limite da Loucura", não havia condições de embarcar em outro universo sem obter todas as respostas desse. Porém, engana-se quem acha que as respostas já serão dadas logo em suas primeiras páginas. Pelo contrário, ao começar a leitura, temos a impressão de estar entrando em outro universo, pois a autora inicia com uma espécie de "trama paralela". Mas não se enganem, no decorrer do livro, a autora faz os links necessários para interligar uma trama à outra. E essa foi uma das características da série: A autora insere cenas com personagens desconhecidas por nós, para depois fazer os links necessários, atrelando essas cenas isoladas à trama central. Ou seja, o leitor precisa prestar bastante atenção a essas partes.

Sombras de Londres

Em um determinado momento, o leitor é bombardeado por informações de todos os lados, e é preciso estar bastante atento a isso. Uma boa parte dessas informações são dadas por personagens as quais não conseguimos confiar desde o livro anterior. E essas informações são verdadeiras, fazendo com o que o leitor passe a desconfiar de todas as personagens. Confesso que fiquei bastante confuso em diversas partes, pois sempre imaginava que estava torcendo para as pessoas erradas. (risos). Ao final, estava torcendo pelo lado certo mesmo. Ufa!

Rory, apesar de seu amadurecimento claro, ainda continua com vestígios de sua teimosia/rebeldia. Não seria ela mesma, se não desobedecesse uma ordem aqui e outra alí. Mas reduziu consideravelmente esse seus defeitos. Personagens antigas vão ganhando mais destaque, e novas vão sendo inseridas. E foi esse um dos pontos altos desse terceiro volume. Essas novas personagens deram uma dinâmica interessante na trama.

"Esse era meu nível de rebeldia. Então, sim, eu tinha saído da casa; não tinha ido longe, não tinha enfiado minha cara na frente de uma câmera de TV nem nada. Tinha ido a um cemitério, o que não saiu exatamente como o planejado e já serviu como parte da minha punição; tinha ido a um pub pouco frequentado num canto pacato de Londres. E, bem, sim, agora estava ali sentada com meu ex-namorado e uma completa estranha...". Página 114

 Maureen Johnson

Apesar de todas as pontas terem sido amarradas, a autora usou aquele tipo de desfecho que dá possibilidades de continuação. Fiz uma pesquisa, mas não encontrei nada em relação a um quarto volume. Encontrei apenas um prequel chamado "The Boy in the Smoke", que conta a história de Stephen antes de entrar para o esquadrão. Não há notícias se esse prequel será lançado aqui no Brasil, mas ele pode ser lido em inglês no wattpad.

"Os dois saíram da livraria, fechando a porta educadamente. Lá fora, entraram num Jaguar amarelo-claro estacionado bem em frente e partiram rumo à tarde que escurecia." Página 348

Em relação a parte gráfica, continuo chovendo no molhado: Capa bonita, que segue o padrão da série e condiz com a trama. Diagramação interna simples e agradável aos olhos. Na questão revisão, encontrei errinhos de digitação, mas que não atrapalham em nada.

Finalizo essa série feliz pelo resultado geral. Indico para os amantes de sobrenatural com pitadas de suspense. Uma série ideal para recuperar aquela ressaca literária.

Link do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/715305/edicao:716909

Clique nas capas para ler as resenhas dos livros anteriores:



Nardonio Almeida
Pernambucano, formado em Artes Cênicas e apaixonado por teatro e livros. Descobriu-se leitor depois de um empurrãozinho de uma amiga. Virginiano, pé no chão e que adora a calmaria. Leitor de quase todos os gêneros literários. Afinal, quando a trama é boa, o gênero é o que menos importa.
Cortesia da Editora Rocco
*Sua compra através dos links deste post geram comissão ao blog!

18 comentários em "O Gabinete Paralelo, Vol. 03 - Sombras de Londres [Maureen Johnson]"

  1. Oi, Nardonio.

    Bom, acho que a autora quis confundir a mente do leitor mesmo, para talvez, criar um grande desfecho inimaginável.

    ResponderExcluir
  2. Ontem, acabei lendo a resenha do primeiro e do segundo livro, pois não conhecia nenhum deles e claro que já foram para a lista de desejados.
    Adoro essa mistura de ação, mistério e suspense e mesmo que tenha ficado um pouco receosa em relação à personagem principal, isso foi esquecido agora lendo a resenha do terceiro livro.
    Pois eu entendi que este é o jeito dela resolver tudo. Talvez a parte "normal" dela seja como a da maioria de todos nós, teimosia não é defeito!rs
    Quero muito conferir a trilogia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Dom Dom!
    Não li suas resenhas anteriores, acredito que é porque o livro não me chama tanta atenção. Apesar disso dá pra perceber que o desfecho da trilogia foi bem feita, de forma que a autora conquistou aqueles que acompanhar os livros, e essa forma de narração em deixar o leitor confuso, não sabendo se torcia pro lado certo é mto boa, sinal que os personagens são bem construídos.
    Não irei ler por não curtir o gênero, mas fico feliz que a leitura tenha te conquistado tanto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Terminar uma série satisfeito com o resultado final é sempre bom e fiquei feliz por isso ter acontecido contigo. Gostei de saber que a personagem amadurece um pouco e que mesmo estando no terceiro livro a autora ainda conseguiu incluir mais personagens e tornar isso bom pro andamento da história. Eu curti as resenhas, achei as capas bonitas e de acordo com o que se espera da história e apesar de não ser uma trilogia que leria agora, posso considerar conhecê-la futuramente ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá outra vez! Que bom que o resultado da série foio que você esperava. Não curti muito a sinopse do livro,mas as capas realmente 'falam' o que se esperar do livro, achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Dom!
    Bom ver que o livro traz grande reviravolta na série e que pena não ter tanto o humor sarcástico dos outros livros e se tem tanta ação e drama que ficaremos entretidos sem ver as horas passarem, vale a pena conferir.
    Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Eu costumo variar bem pouco nos meus estilos literários, mas até que fiquei curiosa com esta trilogia. Gostei da resenha. ;)

    ResponderExcluir
  8. Este terceiro livro da trilogia Sombras de Londres parece ser muito bom, que bom que você finalizou a série feliz pelo resultado geral, como gosto de livros de suspense, e fiquei muito curiosa para ler esta trilogia após ler sua resenha sobre este livro, pretendo ler a trilogia Sombras de Londres em breve.

    ResponderExcluir
  9. Olá, estava animado para conhecer mais de Maureen, mas confesso que tramas com finais que não são EXTREMAMENTE bem fechados me incomodam, pois sinto que o autor não teve criatividade para dizer mais acerca do plot. Mas ainda assim tenho vontade de ler a trilogia. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro bem intrigante e cheio de coisa para contar, mistérios a resolver, fiquei bem animada para ler este livro.
    Gosto quando o livro te deixa com algumas perguntas na cabeça ou te enche de informações que vão se complementando no final.
    Quero ler a triologia toda.

    TC 0118

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que bom que o livro terminou de forma que agrada, isso é se terminou mesmo rs. Mas parece ter uma boa dose de muitas coisas acontecendo, deve deixar a leitura bem ágil e com uma dose de atenção no que esta lendo para não perder nada rs.

    ResponderExcluir
  12. Oii!!
    Bom saber que a série te agradou Nardonio!
    Confesso que me peguei surpreendida com o enredo, não tenho lido mto o gênero, e espero de verdade uma oportunidade de conhecer as obras que me despertaram interesse....
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nardonio, como eu disse na outra resenha adoro livros sobrenaturais e que contenham suspense. E que bom que a personagem amadureceu durante os livros e que bom também que personagens antigos ganharam destaque porque tem livros que os escritores apresentam personagem antigos mas eles somem sem explicação no decorrer da trama, concordo com você a capa é muito bonita, como já disse já adicionei a trilogia na minha lista de leitura e mais uma vez obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nardonio!
    Não curto livros com vários personagens, histórias assim sempre me fazem ficar perdida rsrs, sem falar que não gosto de livros com trama paralela... mas que bom que os defeitos de Rory - teimosia/rebeldia - diminuiram, com certeza os fãs dessa trilogia que não curtiram tanto esse lado da protagonista vão gostar disso...
    Ps: Poxa, detesto desfecho que dá possibilidades de continuação!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu gostei muito dessa serie e obrigada por me apresenta porque pela resenha me deixou muito curiosa e encantada com o livro, o suspense e mistério deixa bem aflito sobre o que irá ocorrer, então desejo já ler essa serie.

    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem que esse livros fechou bem a história né, porque não tem nada pior que você terminar uma série sem todas as respostas que queria.
    Gostei das duas resenha que vi aqui no blog, já coloquei os livros como desejados lá no skoob, quero muito ter a chance de ler, adoro trillers, suspense e tal.

    ResponderExcluir
  17. Pera são três livros e essa última parte Meu Deus isso é parta disso Que bom que a senhora terminou com final fechado porque odeio quando livros assim tem aquele final em aberto que dá vontade de tocar fogo no exemplar mas não me sentir presa a esse livro então vou deixar a sugestão passar por enquanto

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nardonio!!
    Já anotei a indicação dessa trilogia maravilhosa, principalmente por que adoro um bom livro sobrenatural com altas pitadas de suspense!!
    Bjos

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir