acompanhe o blog
nas redes sociais

16.8.19

Uma Mulher no Escuro [Raphael Montes]

Raphael Montes
Cortesia do Grupo Companhia das Letras

Desde que li "Jantar Secreto" do Raphael Montes fiquei completamente surpreso ao me deparar com um enredo bem escrito, personagens incríveis e uma estória única para mim, pois não havia lido nada parecido. Desde então procuro ler os outros livros do autor como quem procura água para beber. "Uma mulher no escuro", seu novo lançamento, só veio para bater o martelo que Raphael Montes é um autor fod* do car*****! Desculpe os palavrões ,rs!

Uma Mulher no Escuro
Título: Uma Mulher no Escuro
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Thriller e Suspense
Páginas: 256
Edição:
Ano: 2019
❤ Favorito
Onde comprar: Amazon

Nesta trama iremos conhecer Victoria Bravo, que aos quatro anos teve sua família morta após um homem invadir sua casa e matar a facadas seu pai e sua mãe. Não bastasse apenas isso, o bandido ainda pichou os rostos deles com tinta preta, o que o fez ser chamado de "o pichador" nos anos que se seguiram em meio às investigações e notícias de jornal.

Com esse passado traumático, Victoria cresceu solitária e tímida, e criou uma série de dificuldades pessoais, como por exemplo, não conseguir se relacionar com as pessoas. Isso ainda a permitiu levar traços da infância como personalidade sua.

“Victoria sabia bem como era ter uma família e, de repente, não ter mais nada. Sabia como era perder tudo num piscar de olhos.”

Sua vida adulta se resume a um ciclo mínimo de pessoas. Ela visita sua tia, a responsável por criá-la ao ficar órfã, vai ao psiquiatra, e ainda há o seu amigo Arroz, que parece nutrir uma paixão por Victoria. Isso tudo já é bem traumático e triste para uma pessoa passar por tudo sozinha, e temer sua própria sombra, mas é quando um novo indivíduo chega a sua vida que tudo se encaminha para o pior. O passado à espreita, levando nós leitores desconfiar de várias pessoas. Quem será o pichador!?

“Ela imaginava como seria ter uma amiga, e a ideia a perturbava em todos os aspectos. Amigas contam tudo umas às outras, acontecimentos, sentimentos, desejos e uma infinidade de coisas que Victoria não tinha intenção de compartilhar com ninguém.”

É notável o grande talento que Raphael Montes possui. Sua narrativa é voraz, ágil e direta ao ponto, deixando o leitor fascinado e atiçado a ler sem parar. Simplesmente perfeito!

Eu fico muito admirado quando um autor consegue passar tanta personalidade a um personagem. Raphael moldou cada caráter, cada jeito e trejeito, e nos apresenta algo extraordinário de tão bom. Sou fã desse cara!

A grande sacada do livro é você descobrir quem é o pichador e o motivo pelo qual fez o que fez. Devo confessar que a muito não lia um suspense que me fizesse perder a cabeça e me deixar boquiaberto. Apesar de ter minha linha de raciocínio sobre o pichador descartada, o autor nos revela um final surpreendente e fascinante!

“Mas a vida não tinha nada a ver com justiça, e ela aprendera aquilo bem cedo.”

Depois de tudo isso o que fica claro é que Raphael Montes é o dono do que escreve, ele sabe para onde quer ir, e mesmo dando diversas voltas, ele não perde o caminho e chega onde queria chegar.

Indico muito o livro e todos os outros títulos do autor. Literatura nacional de qualidade!

15 comentários em "Uma Mulher no Escuro [Raphael Montes]"

  1. Afirmo sem nenhuma sombra de dúvidas que Raphael é meu autor nacional favorito. Olho com maior orgulho do mundo meus três livros dele ali na estante e morro de tristeza por ainda não ter conseguido comprar este lançamento.
    Já li algumas resenhas da obra,e eu penso que as letras do autor são para leitores fortes. Ele tem propriedade realmente para traçar seus cenários e desenhar seus personagens. Uma mente brilhante!
    Espero muito ter este livro o quanto antes e mais uma vez, sentir não só o amor pelo autor aumentar,mas também o respeito e admiração pela nossa literatura nacional!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Os livros do Raphael costumam ser bem fortes e repletos de sangue, mortes e tragédias.
    Acredito que ele quis explorar o medo nesse livro, Victoria passa por situações críticas e traumáticas que abalam seu emocional e a deixam aterrorizada. Apesar disso, toma a frente a situação e vai atrás do assassino

    ResponderExcluir
  3. Olá! ♡ Ainda não conheço a escrita do autor, mas só ouvi falar bem de suas obras. Espero poder conhecer em breve as histórias do autor, que se destaca muito na literatura nacional.
    Nossa, não consigo nem imaginar o quanto Victoria deve ter sofrido ao perder de maneira tão brutal sua família.
    A narrativa do Raphael Montes parece incrível, adoro quando uma leitura me prende ao ponto de não conseguir largar o livro de jeito nenhum. Esse é um um thriller de qualidade com certeza!
    Não vejo a hora de fazer esta leitura e descobrir quem é o tal pichador e qual foi sua motivação para cometer um crime tão brutal.
    Obrigada pela indicação!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Este livro parece ser incrível, já que quando vejo falarem do Raphael Montes chovem elogios. Acho que já está na hora de eu conhecer a escrita do autor.
    É muito triste que Victoria tenha presenciado a morte dos pais, ainda mais tendo apenas 4 anos. Não consigo nem imaginar como uma criança absorve uma coisa dessas, que causou traumas na personagem é moldou sua vida.
    Fiquei curiosa pra saber porquê o assassino matou os pais de Victoria e porquê ela também não foi morta no dia do crime.
    Espero que, na medida do possível, a personagem possa superar tudo de ruim que lhe aconteceu e, claro, que o assassino tenha o que merece pela crueldade que praticou.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conheço a escrita do autor mas sempre ouvi excelentes críticas ao trabalho dele, tendo-o sempre como um dos melhores autores nacionais da atualidade. Por isso mesmo adquiri o ebook desse livro e estou super empolgada para ler, pois, cada resenha só reafirma o talento dele. Já está preparado para ser uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  6. Até hoje não li nada do Raphael porque não é um gênero que me agrada; mas amei saber da genialidade do autor.
    Tão bom quando consegue nos fisgar, e pelo visto a leitura é viciante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Douglas!
    Ainda não li nada do autor, mas vontade não falta. Sempre vejo muitos elogios à escrita de Raphael, e ele com certeza é um dos prodígios contemporâneos da literatura nacional. Gosto bastante do suspense e do desafio de descobrir quem é o assassino, e ainda me comovi bastante com a história da protagonista, viver com esse trauma não deve ser fácil confiar nas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Douglas!
    As resenhas que li da obra consideram Uma Mulher No Escuro o trabalho mais fraco de Montes, seja pela superficialmente, seja pelas reviravoltas apressadas e que carecem de conteúdo de mais crível. É claro, contudo, que a escrita ágil do autor, somada aos personagens psicologicamente bem construídos, fazem com que a leitura seja agradável de acompanhar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Só ando lendo coisas maravilhosas em relação ao autor, por isso, a vontade em ler alguma coisa dele vem aumentando a cada dia, a trama parece ser bem intensa e cheia de suspense, eu gosto muito quando o autor consegue nos fazer querer devorar o livro e descobrir logo todos os mistérios que envolvem a história, acho que o título representa bem como eu ficarei durante a leitura do livro, afinal eu não sou lá muito boa em criar teorias e em tentar achar o culpado.

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAH a história parece muito booooa!!! Adoro livros de temáticas fortes e esse parece mutio bom! Interessante o trama psicologico! Sem contar que essa capa está maravilhosa né?? Vi algumas resenhas que me deixarambum pouco irritada (tipo dizendo que a personagem não achar que pode ser amada e coisa assim), mas as vezes foi só a visão do resenhista,..

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Me lembro de te visto outros livos do autor mais nunca procurei para saber mais. Fiquei um tanto curiosa por esse livro, tem uma ótima premissa e uma historia bem interessante. Eu gosto bastante de suspense e quero muito já ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  12. Olá Douglas ;)
    Já li um outro livro do autor (faz tempo), e não gostei. Mas claro que existem diferentes experiências com o mesmo autor né, e como a premissa de "Uma Mulher no Escuro" me interessou, fiquei com vontade de dar mais uma chance ao trabalho do autor.
    Gosto muito de livros do gênero, ainda mais quando é escrito por um autor que sabe o que quer transmitir ao leitor e vai direto ao ponto. Fiquei bem curiosa para saber quem é o tal "pichador".

    ResponderExcluir
  13. Oi, Douglas!!
    Estou para ler Jantar Secreto do Raphael já tem um tempinho e agora estou muito curiosa para ler também Uma Mulher no Escuro, pois adoro um bom livro de suspense!! E agora estou empolgada para descobrir quem é o pichador. Adorei a indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Douglas
    Ainda não conheço varias escrita do autor, tenho lido várias resenhas de seus livros e minha vontade de ler só aumenta.
    Victoria é uma personagem forte mesmo tendo perdido a família, mas ainda falta algo até descobrir quem assassinou sua família e o motivo. Estou curiosa para saber o porque ela ficou viva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Douglas!
    Quero MUITO ler esse livro!
    Parece ser muito bem escrito e com diversas reviravoltas, além de bem impactante.
    Fico curiosa aqui pensando o porque da Victoria ter perdido sua família e o que acontecerá com ela.
    bjs

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o livro? Compartilhe!

Tecnologia do Blogger.
siga no instagram @lerparadivertir